Mapa
O Mapa é uma ferramenta de relacionamento institucional que ajuda o usuário a tomar decisões estratégicas de relacionamento, com base em informações sobre acontecimentos, posicionamento e envolvimento de atores e empresas externas, sobre os temas de interesse da instituição.

Duração do projeto
Jan 2017 – Atualmente
Meu papel
Designer de produto, contribuindo com o Gestor do produto na definição do escopo, planejamento, pesquisa e execução.
Visão geral
A forma com a qual as empresas se relacionam através de seus representantes pode ser a responsável por selar grandes negócios ou iniciar verdadeiras crises institucionais. Preparar este representante para os mais variados cenários envolvendo atores e entidades externos é o grande desafio deste projeto.
Os objetivos
Criar uma ferramenta capaz de oferecer informações relevantes sobre os atores e empresas com quem a instituição pretende se relacionar.
Entender quem participa de ações de relacionamento dentro da instituição, como eles se preparam e quais são as principais dificuldades e problemas enfrentados.
Pesquisa inicial
Com base nas hipóteses de negócios levantadas nas primeiras reuniões, a pesquisa seria importante para: Entender como o relacionamento institucional ocorre dentro da instituição, mapear os stakeholders externos com quem eles se relacionam e descobrir as principais dificuldades e problemas enfrentados durante ações de relacionamento.
Exercícios utilizados na pesquisa: mapa de stakeholders, grupo focal e entrevista com especialistas.


Mapa de afinidade
Para facilitar a identificação de insights e oportunidades reveladas durante a fase de pesquisa, organizamos as respostas em grupos, o que também nos ajudou a entender melhor quem são os usuários.
Durante o grupo focal descobrimos vários padrões sobre os usuários e seus objetivos. Também identificamos que não existe uma forma padronizada de se relacionar institucionalmente entre as áreas e isso ajudou a revelar diversas dificuldades e dores dos usuários.

Personas
O Workshop de personas nos ajudou a descobrir 2 personas principais para o projeto e isso nos permitiu destacar suas necessidades e dores.
Olhando para os agrupamentos das respostas no exercício do mapa de afinidade, conseguimos reorganizá-las e definir os campos objetivo, necessidades, dores e motivações de cada persona.


Ideação
Os problemas mapeados durante a fase de pesquisa foram reenquadrados em forma de desafios utilizando o método How Might We – HMW. Isso deu ao time um leque maior de possibilidades para propor soluções durante o workshop de ideação.
Começamos o workshop com apresentações rápidas de soluções existentes no mercado, seguida do exercício Crazy 8 utilizado para gerar ideias de como poderíamos resolver o desafio priorizado. As melhores ideias foram priorizadas pelo time e fizeram parte do conceito que será prototipado.

Prototipação
Com o conceito em mãos, o time trabalhou na criação do mapa da jornada do usuário. Isso nos deu um rumo para pensar em cada tela que teríamos que desenhar e nas interações do usuário.
Um protótipo em alta fidelidade nos ajudará a entender melhor não só a eficácia de nossa solução, mas também colocará à prova a preferência visual proposta pelo time.

Testes com usuários
Para nos preparar para o teste com usuários, elaboramos o roteiro baseado na jornada do usuário. Observando os usuários interagindo com a nossa proposta de solução, será possível comprovar ou invalidar nossas hipóteses, além de revelar possíveis necessidades e insights que não foram levantados durante a pesquisa.
Ao todo, foram realizados 9 testes de 40 minutos com usuários reais. Identificamos pontos de atrito que impediram alguns usuários de concluírem a tarefa e também oportunidades de melhorias em diversas partes da solução.




O produto hoje
Com o teste conseguimos observar pontos importantes de melhoria em cada uma das interações pensadas na jornada do usuário. A partir do feedback dos usuários realizamos ajustes e definimos o que seria entregue no MVP do produto.
Hoje o produto está no ar e tem evoluído a cada Sprint. Novas necessidades e oportunidades estão sendo descobertas com o acompanhamento de uso pelos usuários, e desenvolvidas após rodadas de testes e validações com usuários e stakeholders.



O que aprendi
Com base no feedback que obtivemos dos usuários durante o teste, podemos dizer que o desafio proposto foi resolvido e que novas funcionalidades foram reveladas e poderão ser implementadas futuramente ao produto.
Este projeto me ensinou que envolver vários especialistas desde as etapas de descoberta e definição do problema até o compartilhamento de ideias, ajuda na criação de soluções mais alinhadas às expectativas de negócio e anseios dos usuários, além de criar uma sensação de pertencimento em todos. Também aprendi que mesmo entregando uma ferramenta que oferece valor, seria necessário desenvolver e implementar um modelo com boas práticas de relacionamento, para adoção e preparo das áreas, que com isso teriam melhor proveito do Mapa.