Sislegis
Sislegis é o sistema de acompanhamento legislativo utilizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU para agilizar a atuação nas proposições legislativas que impactam diretamente seus interesses.

Duração do projeto
Fev – Dez 2018
Meu papel
UX Designer, responsável pela pesquisa com usuários e design das interações do sistema.
Visão geral
É muito comum ouvir que os parlamentares brasileiros pouco trabalham, vivem viajando ou em recessos intermináveis, porém, somente no ano de 2018 produziram mais de 13 mil proposições legislativas.
Acompanhar o andamento de cada uma dessas matérias e suas movimentações entre as comissões e votações, parece ser algo muito complicado para qualquer órgão público ou empresa privada. No mesmo ano, por exemplo, o Tribunal de Contas da União — TCU, começou a acompanhar 600 dessas matérias, que impactam de forma direta ou indireta os seus interesses.
Os objetivos
Entender como os usuários realizam a busca e triagem das proposições legislativas de interesse do Tribunal, descobrir as dores enfrentadas durante o processo e propor uma solução que permita realizar as atividades de forma mais eficiente.
Pesquisa inicial
A partir das necessidades levantadas pela área de negócio, precisava ir a campo confirmar as hipóteses iniciais com os usuários. Fiz sombra com usuário durante praticamente 3 horas, enquanto ele realizava sua rotina de trabalho.
Observei e anotei os principais insights, dores e oportunidades. Percebi que distrações causadas por telefone ou colegas de sala, comprometeram o processo de trabalho, que teve que ser reiniciada algumas vezes. Após um dia de observações, muitos insights e problemas foram registrados e eu estava pronto para o próximo passo.


Jornada do usuário
Com o conhecimento obtido com o exercício de sombra com usuário, consegui entender e desenhar o mapa da jornada do usuário. Posicionei os principais achados abaixo de cada etapa da jornada. Isso me possibilitou identificar os momentos em que existem mais problemas e oportunidades de melhoria.
Foram priorizadas duas etapas da jornada, que compreendem a busca por proposições legislativas e triagem para seleção daquelas de interesse.
Ideação
Durante meu tempo com o usuário, pude ouvir várias sugestões sobre como ele gostaria de trabalhar e como melhorar sua jornada. Simplificar a forma de busca por proposições nos sites da Câmara dos Deputados e Senado Federal, consolidando a busca em apenas um sistema, já seria o suficiente para resolver grande parte do volume de trabalho.
Pensei nos desafios propostos e nas sugestões trazidas pelo próprio usuário para rascunhar algumas soluções que oferecesse mais simplicidade na busca por proposições e facilidade para ele focar na etapa de triagem.

Prototipação
Depois de algumas iterações com o modelo rascunhado, precisava validar se as idéias realmente trariam valor para o usuário e se facilitariam sua vida no dia-a-dia. Para isso fiz o protótipo em baixa fidelidade, para validar com o usuário.
Por decisão da área de negócio a solução seria criada na plataforma Apex, seguindo o estilo visual padrão da ferramenta, portanto o protótipo teria apenas o intuito de validar o novo fluxo do usuário e as interações possíveis.

Teste com usuários
Com o protótipo em mãos, chegou a hora de testar com usuários reais. Moderei sessões de testes com 4 usuários, que executaram tarefas na nova interface. Todos os usuários concluíram as tarefas propostas. Alguns pontos de melhoria foram levantados e considerados no desenvolvimento da solução final.
Durante o teste recebi feedbacks dos usuários, que demonstraram empolgação e interesse em ver o sistema no ar. A proposta foi percebida por eles como uma ferramenta capaz de otimizar suas tarefas, entregando mais do que eles imaginavam.
Resultados

O Sislegis foi um dos primeiros cases de sucesso dos sistemas desenvolvidos em Apex no Tribunal. A solução conseguiu otimizar a rotina dos servidores, que antes durava em média 3 horas, e agora é realizada em aproximadamente 30 minutos. Esta otimização proporcionou uma maior eficiência nas atividades de acompanhamento legislativo e rendeu ao time envolvido no desenvolvimento o prêmio Reconhe-ser, oferecido para as soluções inovadoras da casa.

O que aprendi
Neste projeto ficou evidente que não devemos perguntar para o usuário o que ele quer. Entender e definir o problema corretamente fez com que otimizasse a solução proposta pelos usuários e entregasse algo inesperado, porém com valor ainda maior.
Gosto de pensar naquela frase de Henry Ford que diz: “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos”, quando vejo o resultado da entrega que fizemos.